O que é congada

Congada, congado ou também conhecido como congo, é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil.Originou-se na África no país do Congo, inspirando-se no Cortejo aos Reis Congos que era uma expressão de agradecimento do povo aos seus governantes. Ao receber a colonização portuguesa, vários africanos foram trazidos para o Brasil para serem escravos e acabaram trazendo esta tradição e mesclando com a cultura local.
É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado que recebe o nome de terno. Durante as festividades há cavalgadas, levantamento de mastros e música. Os instrumentos musicais utilizados são a cuica,a caixa,o pandeiro, reco-reco,  cavaquinho, tarol,o tamborim,a sanfona ou acordeon. Ocorre em várias festividades ao longo do ano, principalmente em festas de Nossa Senhora do Rosário. O ponto alto da festa é a coroação do rei do Congo.
Na celebração, as bandeiras dos ternos possuem imagens de santos como São Benedito, Santa Efigênia, e também há ternos de congo que fazem  aclamação a Princesa Isabel. Os ternos animam por onde o cortejo passa, ha muita dança,  batuque de zabumba, canto e alegria. No ternos há uma hierarquia, onde se destaca o rei, a rainha, os generais, capitães, etc.